Funcionamento dos seus Rins
Olá amigos sejam bem-vindos aqui no canal, meu nome é Silviane Silvério e hoje vamos falar a respeito das funções do sistema urinário, quais são os seus órgãos e qual a importância desse sistema para nossa saúde.
É através desse sistema que é produzido a urina e ele contribui para a manutenção da homeostasia do nosso organismo, que é a manutenção do funcionamento constante do nosso organismo e ele contribui para promover a qualidade do nosso sangue e da saúde dos nossos ossos, pele e da nossa capacidade cerebral e ainda contribui para a manutenção da nossa imunidade orgânica.
O sistema urinário é formado por 4 órgãos: os rins, ureter, bexiga e a uretra.
O ureter é um canal que liga o rim a bexiga, são dois tubos de mais ou menos 25 a 30 cm de comprimento e 6mm de diâmetro. Eles estão localizados por trás do órgãos gastrointestinais e descem do abdômen superior até a pelve. Além de levar a urina do rim para a bexiga ele tem esse tamanho que mantêm uma distância do rim a bexiga para evitar que alguma infecção que possa ocorrer na bexiga chegue nos rins.
A uretra é outro canal que leva a urina da bexiga para fora do corpo através da excreção. Ela é diferente para o corpo dos homens e mulheres. No homem serve também de passagem para o esperma e ela mede cerca de 16 cm já na mulher é bem mais curta com cerca de 4 cm e por isso as mulheres sofrem mais facilmente de infecções urinárias.
A bexiga é um órgão muscular, elástico e oco como uma bolsa, e tem como função armazenar urina até no máximo uma quantidade de cerca de 500 ml.
A partir de 150 ml de urina armazenada, começam os estímulos para a micção.
A bexiga é quem faz o controle da abertura da uretra para a saída da urina através dos sensores nervosos que estão presentes na parede da bexiga enviam mensagens ao sistema nervoso e começam os primeiros desejos para urinar, pois o sistema nervoso autônomo provoca a contração da musculatura da bexiga dando início a excreção da urina.
Os rins produzem urina através de um processo de filtração do sangue, reabsorção de água e substâncias e a secreção e eliminação de água junto com os resíduos metabólicos, como na digestão das proteínas que obtemos o ácido urico e a uréia e a creatinina resultante da degradação muscular , hormônios como o cortisol produzido pela adrenal nos momentos de estress e substâncias químicas como drogas, medicamentos e produtos alimentares artificiais que estejam presentes no organismo.
Eles também vão realizar uma regulação do ph do nosso organismo através do equilíbrio da produção de ácidos e alcalinizantes eletrolíticos.
Os rins também vão ativar ou produzir alguns enzimas como é o caso da renina e hormônios como a eritropoetina que vai modular a produção das células vermelhas do sangue, pode também ativar a vitamina d que contribui para vários mecanismos orgânicos e metabolismo de minerais e até mesmo produzir glicose quando uma pessoa passa por situações de jejum prolongado.
Na eliminação da urina os rins vão contribuir com o metabolismo de eletrólitos que vão ser necessário para o seu organismo, como é o caso do cálcio, magnésio, potássio, fósforo, sódio e bicarbonato.